Adubação foliar e seus benefícios
Para um crescimento saudável, qualquer planta precisa de condições propicias e também de micro e macro nutrientes. Muitas vez a terra não tem o necessário, então é necessário adicionar alguns destes nutrientes. É aqui que entram os fertilizantes e, mais especificamente, a adubação foliar!
1) O que é adubação foliar
Quando o assunto é adubação, logo pensamos nos adubos sólidos, utilizados frequentemente em grandes propriedades e também na jardinagem amadora.
Além dos fertilizantes sólidos muito conhecidos e fundamentais para melhorar a produtividade e a saúde das plantas, outro método que tem chamado muita atenção e conquistado espaço é o da adubação foliar.
A adubação foliar é a técnica de aplicação de fertilizante nas folhas das plantas, em oposição à adubação tradicional, que envolve a aplicação do produto no solo. Para isso, os produtores devem utilizar fertilizantes foliares (produzidos especificamente com essa tecnologia) e aplicá-los com um pulverizador.
Essa estratégia de aplicação funciona melhor do que a fertilização do solo em situações em que os requisitos de nutrientes da planta precisam ser atendidos mais rapidamente, quando a absorção de micronutrientes não é eficiente mesmo durante as fases de crescimento da planta.
2) Vantagens da aplicação de fertilizantes foliares
A adubação foliar tem múltiplos benefícios na produtividade e na saúde da planta. Talvez o principal fator seja a melhor absorção de micronutrientes, essenciais para o alto rendimento de qualquer planta.
Vale aqui lembrar a importância do NPK, que é uma fórmula de fertilizante que combina nitrogênio, fósforo e potássio.
Esses três elementos são macro nutrientes e todas as plantas precisam deles em maior ou menor grau para crescer e produzir de maneira saudável. Mas além disso, existem micronutrientes como zinco, cobre, ferro e boro. Eles também são essenciais para as plantas, mas em quantidades menores em comparação com o NPK.
Portanto, na ausência desses micronutrientes, não é incomum que as plantas sofram danos relacionados a produção de frutos, floração ou crescimento. Assim, quando uma planta adulta apresenta sinais de fraqueza, a adubação foliar é uma técnica muito eficaz, pois os micronutrientes são absorvidos muito mais rapidamente pelas folhas.
De fato, em geral, a adubação foliar costuma ser mais eficiente para a absorção de nutrientes do que a adubação do solo. Isso porque a adubação no solo traz alguns riscos, como a lixiviação, que prejudica especialmente a adubação de nitrogênio e potássio, elementos muito solúveis facilmente retirados do solo quando irrigado.
3) Mobilidade de nutrientes e necessidades da planta
Abaixo, podemos observar uma tabela de mobilidade dos nutrientes dentro de uma planta, podemos perceber que os macro nutrientes são altamente móveis, sendo assim a adubação do solo supre de forma muito satisfatória.
Contudo, quando o observamos os micro nutrientes a mobilidade passa a diminuir drasticamente, fazendo com que seja necessária a aplicação direta em alguns pontos da planta, utilizando então a fertilização foliar para que a mesma possa absorver o nutriente necessário no local correto.
Tabela de mobilidade dos nutrientes |
Cubra toda a superfície |
5) Alguns fatores que interferem na eficiência da aplicação
Maxxi Folhagens e Suculentas |
Maxxi Orquídeas Floração |
Maxxi Orquídeas Frutas |
7.4) Fertilizante Foliar Maxxi Hortaliças SPU 500ml
Maxxi Orquídeas Hortaliças |
Comentários
Postar um comentário